Informativo

Critério de formação de Cavacos

 

Quando se usina um material mole, forma-se uma apara espessa em forma de fita e ocorre um acabamento superficial ruim. A ferramenta de corte atua como uma cunha, deformando o metal através de cisalhamento, até que em algum ponto seja atingida a tensão de ruptura e a porção de metal deformada se destaque, formando o cavaco.

As principais influências sobre a formação de cavaco são as condições de corte e a geometria da ferramenta. A quebra adequada do cavaco pode ser obtida pela diminuição da deformabilidade do material da peçaou pelo aumento da deformação do cavaco. Como a capacidade de deformação do material é dependente da temperatura na região de corte, umaredução da velocidade de corte ou a refrigeração da região de corte levam a cavacos mais quebradiços.

O aumento do grau de deformação por um maior curvamento do cavaco é muito importante. Para isto deve-se reduzir o ângulo de saída ou empregar-se um quebra-cavaco. Um aumento da espessura de usinagem, para o mesmo raio de curvatura do cavaco, também leva a um grau de deformação maior na região externa do cavaco, o que por sua vez propicia a sua quebra. A formação do cavaco é basicamente influenciada pela deformabilidade, tenacidade e resistência ouestado metalúrgico do material da peça.  

*Fonte: usinabilidade.pdf